Cada centavo conta na gestão financeira
- bruno merli
- 15 de fev. de 2023
- 2 min de leitura
Afim de se correr menos riscos e ao mesmo tempo não perder força, o controle de cada centavo é quem sabe a melhor maneira de se ultrapassar anos mais enxutos de resultados. Quer dizer, atravessar crises e ser uma empresa longeva.
Na gestão financeira o controle de cada centavo é o primeiro passo para se entender o comportamento da empresa, e com isso, traçar o planejamento orçamentário ou financeiro do ano. Você sabe como utilizar esta importante ferramenta de forma correta a sua empresa? Bom, é isso que veremos neste post. Vem ver.

O planejamento financeiro é uma peça construída com pelo menos 1 ano antes da sua execução. Portanto é uma obra fictícia, que pode se concretizar ou não. Eu digo isso porque é com grande frequência que vejo essas obras de ficção.
Primeiro fato é que por falta de metas claras, o planejamento é abandonado logo nos primeiros meses. Ou quando existem, as metas não são recalibradas para o cenário construído ao longo do ano.
Então dica aqui é ter metas claras, traçar cenários e claro, acompanhar o planejamento para correr menos riscos e aproveitar as oportunidades, sem sair do rumo.
Tá certo, mas como manter o planejamento financeiro?
É preciso manter o controle de cada centavo, pois cada centavo importa. E a forma de se fazer isso de maneira eficaz é estar sempre muito atento ao fluxo de caixa.
Outra forma é ter a correta precificação de seus produtos e serviços. Uma vez que há volatilidade em produtos comuns do nosso dia a dia, assim como o combustível. Que está presente em toda a cadeia nacional, pois os produtos precisam ser entregues e as precisam pessoas se deslocam para trabalhar.
Também devemos falar sobre a escolha de crédito para investir.
Empresas de varejo precisam de crédito para formar seus estoques e com isso, não perder vendas. Já as empresas de serviço, precisam de crédito para investir na captura de clientes.
Porém como conseguir crédito?
Voltamos à premissa do controle de cada centavo. Uma vez que para se conseguir investimentos, será preciso demonstrar um rígido controle das contas. Ou você emprestaria dinheiro para uma empresa descontrolada e que desperdiça recursos? Acredito que não.
Por isso o planejamento financeiro é tão importante, e mais ainda, segui-lo também.
Daí a opção de contratar, para qual finalidade e qual o melhor momento para se contratar esse investimento.
Então, como funciona o plano orçamentário da sua empresa? É de verdade ou é ficção? Conta aqui.
E você está com dificuldade para fazer ou seguir seu planejamento? Entre em contato para ter ajuda nesse compromisso com cada centavo da sua empresa.
Commentaires