top of page

Sua reserva financeira está perdendo para a inflação?

  • Foto do escritor: bruno merli
    bruno merli
  • 30 de abr. de 2023
  • 2 min de leitura

Sabe aquela reserva feita para cobrir os custos em caso de emergência? Cuide bem dela para não perder dinheiro. Veja o porquê isso acontece e como fazer ela valorizar.



Sabe aquela grana que fica guardada para os momentos de aperto? É aquela reserva estratégica para os invernos que todos enfrentamos. Seja na empresa ou na vida pessoal. Então essa reserva deve estar num lugar seguro, mas não dentro do cofre da empresa ou debaixo do colchão como antigamente.


Isso é porque com o passar do tempo o dinheiro perde o poder de compra, esse fator é conhecido como inflação. Então caso a sua empresa guarde dinheiro em papel, é bom rever essa estratégia.


Faça uma rápida comparação com os produtos comprados nos últimos anos, com os preços ofertados pelos fornecedores neste mês. Subiram ou caíram?


Eu adianto aqui que os preços subiram bastante no mundo todo. E certamente a sua empresa deve estar brigando para segurar os preços e não repassar o aumento para o consumidor, ou pelo menos o mínimo possível.


Nesse caso as nossas reservas financeiras devem estar guardadas de forma segura e protegidas contra a temida inflação. E como fazer isso?


A maneira sugerida aqui é guardar essas reservas em aplicações que rendem próximo ao 100% do CDI - Certificado de Depósito Interbancário. Porque essa modalidade tende a acompanhar de pertinho a taxa básica da economia, a Selic. Com isso o dinheiro não perde o valor de compra.


Mas e a Poupança? essa modalidade que é tão popular no Brasil, também não corrige as perdas da inflação. Os rendimentos gerados pela poupança são em geral bem menores do que 90% do CDI e só geram mais renda do que o dinheiro guardado debaixo do colchão.


Saiba que esse conteúdo aqui não é publicidade ou indicação de investimento. É orientação financeira sem interesses atrelados à venda de produtos bancários. A intenção é ajudar a fortalecer o caixa da sua empresa ao manter o valor do dinheiro reservado sem perder para a inflação.


Para encontrar o CDI ideal para as suas reservas, consulte seu gerente de conta, uma corretora ou um consultor de investimento de sua confiança. Para isso leve as seguintes anotações:


  • Taxas próximas à 100% do CDI são ideais,

  • Tempo de Resgate Emergencial é D+0 (Mesmo Dia útil),

  • Resgate programados em D+1 ou D+2 (até 2 dias úteis),

  • Taxa de administração de 0,30 à 1% são aceitáveis.


Se mesmo assim essas informações não forem suficientes, procure ajude de um consultor independente. Pois lembre-se, gerentes de banco ou agentes da corretoras são pagos para dar lucro para os próprios patrões, não para a sua empresa. Pense nisso!


Proteja seu dinheiro e bons negócio$



תגובות


bottom of page